Abeaço destaca Prolata e logística reversa durante a ABRAFATI 2019

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) destaca a logística reversa para o setor de tintas durante a ABRAFATI 2019, maior evento do segmento de tintas da América Latina e que acontece de 1 a 3 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. O estande da Abeaço é o 233.

A Abeaço aproveita o evento para falar sobre a Prolata, programa para a reciclagem de latas de aço criado em 2012. A iniciativa é um bom exemplo de como a união de fabricantes de tintas, revendedores de tintas e fabricantes de latas pode acelerar o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Acreditamos que é papel do fabricante de latas de aço recebê-las de volta e encaminhá-las para revalorização. Mas o sistema de logística reversa deve ser constituído considerando a responsabilidade compartilhada, envolvendo consumidor, fabricantes de embalagens, fabricantes de produtos envasados, varejo e, por fim, a indústria recicladora”, comenta Thais Fagury, presidente da Abeaço e coordenadora da Prolata.

Uma das ações da Prolata é a implementação dos pontos de entrega voluntária (PEVs), que fazem parte da estratégia da cadeia de produção e comercialização de tintas para cumprir todas as etapas da chamada logística reversa, garantindo que as embalagens de tinta vazias possam ser coletadas e recicladas da forma correta, sem descarte no meio ambiente.

Desde julho já foram inaugurados, na Baixada Santista, nove PEVs para coleta de latas de tintas pós-consumo. A instalação dos postos da Prolata na Baixada Santista faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro de 2018, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo; a Abeaço, criadora e coordenadora da Prolata; a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI); e a Associação dos Revendedores de Tintas do Estado de São Paulo (Artesp).

Sobre a Abeaço
Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Sobre a Prolata
A Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, a Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.

Mais informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
(11) 3813-1344 – ramal 33
Rosa Pellegrino – rosa@pressaporter.com.br
Érica Carmo – erica@pressaporter.com.br
Cláudia Reis – claudia@pressaporter.com.br