Sai o balanço da 16ª edição da ABRAFATI

Entre os dias 1 e 3 de outubro, os pavilhões quatro e cinco e o mezanino do São Paulo Expo foram palco de um dos maiores encontros mundiais do segmento de tintas.

Milhares de profissionais tiveram acesso a pesquisas, estudos e tecnologia de ponta que estão mudando a realidade do setor de tintas em várias partes do mundo. Ao mesmo tempo, transitando pelos corredores da Exposição, nossos visitantes puderam se deparar com as novidades para o mercado brasileiro e inovações para toda a América Latina.

Mas, quem esteve presente durante essa 16ª edição, sentiu algo maior do que nossos números, que falam por si só. Muitos expositores e visitantes relataram felicidade por participar desse momento transformador para toda a cadeia, orgulhosos por serem parte dessa mudança e, sobretudo, que essa última edição superou as anteriores em vários aspectos. Vamos conferir?

Congresso
• 90 conferências técnicas em seis auditórios
• 39 trabalhos na Sessão Pôster
• 15 conferências e um painel no Seminário ABRAFATI-RadTech South America de Cura por Radiação
• 3 sessões plenárias com personalidades de grande destaque
• 45% de palestrantes internacionais
• 1.478 congressistas
• 19 patrocinadores

Exposição
• 237 expositores, de todo o mundo
• Milhares de lançamentos e soluções inovadoras em exposição
• Área da Exposição: 19.831 m2 (área total incluindo Exposição e Congresso = 21.397 m2)
• 13.495 visitantes no total (incluindo profissionais dos expositores)
• 975 visitantes estrangeiros
• 45 palestras de apresentação de lançamentos e produtos, com público total de 1.352 pessoas

Principais novidades da edição 2019
• Apresentação especial de José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, falando sobre a situação atual e as perspectivas desse setor.
• Realização do Fórum Vendendo Tintas no Mundo Atual, com apresentação sobre o perfil do consumidor atual e painel com lideranças setoriais do varejo e da indústria de tintas.
• Criação da Área do Conhecimento, na qual especialistas reconhecidos apresentaram conteúdos técnicos com foco nas novas gerações e nas novas demandas do setor.
• Início do trabalho em parceria entre ABRAFATI e NürnbergMesse – uma das principais promotoras de feiras e eventos do mundo –, com o objetivo de agregar a expertise dessa empresa a um evento que já tem grande sucesso, fazendo com que dê mais um salto qualitativo e esteja alinhada ao que existe de mais inovador no mundo.

Outros fatos que merecem destaque
• 16ª edição do evento, que completou 30 anos (1ª edição em 1989).
• Ótimos resultados relacionados aos grandes objetivos do evento: estimular a inovação, disseminar conteúdo e conhecimentos, proporcionar oportunidades de relacionamento e impulsionar os negócios.
• Continuidade do crescimento da participação estrangeira, tanto na Exposição quanto no Congresso.