Empresas familiares geram US$ 7,28 trilhões no mundo, aponta índice

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As 500 maiores empresas familiares do mundo, em conjunto, geraram US$ 7,28 trilhões em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas em 2021, de acordo com o Índice Global de Empresas Familiares. Apesar desse sucesso, um estudo global da PwC destaca que apenas 36% das empresas desse tipo conseguem chegar à segunda geração. Nas gerações subsequentes, esse número diminui ainda mais: 19% chegam à terceira geração e apenas 7% à quarta.
Conflitos
Em empresas familiares, manter a harmonia entre os membros para garantir transições e gestão pacíficas dos negócios é um desafio. Um estudo da PwC divulgado em 2021 revela que, de 282 empresas familiares brasileiras, apenas 16% delas afirmam nunca ter enfrentado discordâncias entre os membros. Por outro lado, 13% declararam que os conflitos são regulares.

Helena Rocha, sócia da consultoria PwC Brasil, observa que “as empresas familiares crescem em número de membros muito mais rapidamente do que os próprios negócios. Portanto, muitas vezes é necessário dividir a participação entre um número muito maior de pessoas do que o crescimento dos números do negócio.”

Esses conflitos, segundo Rocha, podem ameaçar a sucessão do controle corporativo para a próxima geração. Além disso, o vínculo emocional com o negócio criado pode dificultar a transição na gestão. “Às vezes, é muito difícil, especialmente para o fundador, abrir mão da função e do negócio que ele criou. Portanto, é importante que a pessoa que está passando o bastão encontre um propósito, que pode ser uma causa social ou fazer parte do conselho de administração”, afirma a consultora.

Plano de Sucessão
Para lidar com essas dificuldades, um plano de sucessão bem elaborado pode ajudar na continuidade dos negócios familiares. De acordo com a PwC, apenas 24% dos membros da geração atual que estão no comando das empresas familiares brasileiras possuem um plano de sucessão sólido.

“Percebemos que, quanto maior for a governança de uma empresa, maiores são as chances de o negócio perdurar. Quando existem controles estabelecidos, processos e comunicação eficaz, as chances de sucesso na transição entre uma geração e outra aumentam significativamente”, indica Helena Rocha.

Solução no Mercado Financeiro
Conforme o Índice Global de Empresas Familiares, 10 empresas familiares brasileiras estão listadas na bolsa de valores. No entanto, apenas 3 delas – CSN, Magazine Luiza e Energisa – têm CEOs pertencentes à família.

Nas outras sete, os líderes dos negócios são de fora da família. Isso, no entanto, não significa que as famílias proprietárias desses impérios não estejam envolvidas na questão da sucessão. Para evitar conflitos, as famílias podem, em vez de competir pela sucessão, atuar como investidores.

O advogado especializado em governança corporativa e professor da USP, Carlos Portugal Gouvêa, explica: “Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum que os fundadores, mesmo nas grandes empresas modernas, detenham cerca de 5% do total de ações das empresas familiares.” Isso significa que ao vender uma parte do patrimônio das empresas, essas famílias estão diversificando seu patrimônio. Dessa forma, os herdeiros não serão mais proprietários da empresa e passarão a atuar como investidores. “Isso geralmente cria uma estrutura que eu chamaria de family office, na qual a família administra o patrimônio como se fosse um fundo de investimento”, explica Gouvêa.

As 500 maiores empresas familiares do mundo, em conjunto, geraram US$ 7,28 trilhões em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas em 2021, de acordo com o Índice Global de Empresas Familiares. Apesar desse sucesso, um estudo global da PwC destaca que apenas 36% das empresas desse tipo conseguem chegar à segunda geração. Nas gerações…

As 500 maiores empresas familiares do mundo, em conjunto, geraram US$ 7,28 trilhões em receitas e empregaram 24,1 milhões de pessoas em 2021, de acordo com o Índice Global de Empresas Familiares. Apesar desse sucesso, um estudo global da PwC destaca que apenas 36% das empresas desse tipo conseguem chegar à segunda geração. Nas gerações…